Mas foi somente na Idade Contemporânea que surgiu a ginástica localizada e a ginástica Calistenia, de onde tiramos a base da educação física brasileira. Na época era destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
A educação física passou por cinco fases distintas durante á historia:
*Educação Física Higieniza (até 1930): A prática da educação física era enxergada como necessária para a saúde e assepsia social e saneamento público, na busca de uma sociedade livre de doenças, através da disciplina escolar.
*Educação Física Militarista (1930-1945): Nesta época a educação física tinha o papel de formar indivíduos obedientes e adestrados. O objetivo maior era o "aperfeiçoamento da raça" ou forjar "máquinas humanas" através dos desportos. Nesta época foram criados os grandes centros de cultura física, ginástica olímpica, treinamentos especiais de artes marciais para o adestramento do homem para as batalhas.
*Educação Física Pedagogista (1945-1964): Uma nova fase da educação física que busca integrar uma disciplina educativa através da escola. A ginástica e a dança têm como finalidade ensinar regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações.
*Educação Física Competitivista (pós 1964): Nesta época a educação física é colocada como apêndice de um projeto que privilegia o treinamento desportivo para o Esporte de auto nível.
Fonte: (BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da ginástica. 2. Ed. São Paulo: cone, 2006.)
Um comentário:
obrigada me serviu muito seu trabalho!
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