segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Evolução do exercício físico

Podemos dizer que a origem mais remota do “exercício físico” na história é de 3000 A. C. na China, quando o imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
Mas foi somente na Idade Contemporânea que surgiu a ginástica localizada e a ginástica Calistenia, de onde tiramos a base da educação física brasileira. Na época era destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
A educação física passou por cinco fases distintas durante á historia:
*Educação Física Higieniza (até 1930): A prática da educação física era enxergada como necessária para a saúde e assepsia social e saneamento público, na busca de uma sociedade livre de doenças, através da disciplina escolar.


*Educação Física Militarista (1930-1945): Nesta época a educação física tinha o papel de formar indivíduos obedientes e adestrados. O objetivo maior era o "aperfeiçoamento da raça" ou forjar "máquinas humanas" através dos desportos. Nesta época foram criados os grandes centros de cultura física, ginástica olímpica, treinamentos especiais de artes marciais para o adestramento do homem para as batalhas.


*Educação Física Pedagogista (1945-1964): Uma nova fase da educação física que busca integrar uma disciplina educativa através da escola. A ginástica e a dança têm como finalidade ensinar regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações.

*Educação Física Competitivista (pós 1964): Nesta época a educação física é colocada como apêndice de um projeto que privilegia o treinamento desportivo para o Esporte de auto nível.


*Educação Física Popular (após II guerra mundial): Nesta época iniciaram as preocupações com as reivindicações da população e a educação física passou a ser algo democrático.

Fonte: (BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da ginástica. 2. Ed. São Paulo: cone, 2006.)

Um comentário:

Unknown disse...

obrigada me serviu muito seu trabalho!